Imagem Paralax Imagem Paralax

Como financiamos
nossas atividades

Em 2024, a Moody’s
elevou o rating global do
BOCOM BBM para grau de
investimento internacional.

Nossa atuação é baseada na gestão qualificada na originação, estruturação de ativos e identificação de fontes de recursos. Por meio dessa estratégia e de nosso profundo conhecimento dos mercados brasileiro e global, buscamos obter condições financeiras favoráveis em termos de custo e prazo de financiamento em todas as nossas operações.

Nossa equipe de Captação é responsável pela oferta e negociação de títulos de renda fixa e operações bilaterais junto a clientes institucionais, como bancos, assets, plataformas de investimentos e seguradoras. Essa estrutura reforça ainda mais a integridade e segurança de nossos processos financeiros, tanto no Brasil quanto no exterior.

No mercado local, atuamos principalmente com instrumentos como LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LF (Letra Financeira). No mercado internacional, temos expandido nossa rede de relacionamento com bancos de diversos mercados como Ásia, Oriente Médio, América do Norte, Europa, entre outros.

A credibilidade e solidez de nossa gestão são atestadas pelas maiores agências de rating do mundo. Em 2024, a Moody’s elevou o rating global (moeda local e estrangeira) do BOCOM BBM, de Ba1 para Baa3. Com essa atualização, o Banco alcançou a classificação de grau de investimento internacional.

Na escala nacional, a Moody’s nos concedeu o rating AAA.br, a melhor nota de crédito nessa categoria. A Fitch também reafirmou sua avaliação em 2024, classificando o BOCOM BBM com o rating AAA(bra), o mais alto nível em escala local.

Como controlamos riscos

Adotamos os mais altos
padrões de governança
em nossos processos

A gestão de riscos é um pilar fundamental para construirmos negócios sustentáveis e assegurarmos o bom desempenho do Banco no longo prazo. Por isso, adotamos os mais altos padrões de governança e buscamos o aprimoramento contínuo dos nossos processos, colocando o BOCOM BBM na fronteira da indústria financeira do país.

Ao longo das últimas décadas, desenvolvemos uma série de melhorias em nossos modelos proprietários e aplicamos metodologias de gestão de risco adequadas ao ambiente de negócios no Brasil, priorizando sempre a transparência e a segurança.

A partir dessas iniciativas, criamos condições para oferecer crédito de maneira segura e responsável. Além disso, realizamos uma gestão de liquidez adaptada, transparente e eficiente, agregando valor aos nossos negócios.

Conheça a seguir mais detalhes sobre nosso modelo de gestão de riscos.

Risco de crédito
Risco Social, Risco Ambiental e Risco Climático
Risco de mercado
Risco de Segurança da Informação
Risco de liquidez
Risco País
Risco operacional
Risco Reputacional

Compliance

A área de Compliance atua para assegurar que todos os colaboradores e administradores do BOCOM BBM exerçam suas atividades de acordo com os mais altos padrões de integridade e conduta responsável, em conformidade com nossas políticas internas e com as leis e regulamentações vigentes.

Nossa estrutura conta com um Comitê de Compliance, que se reporta ao Conselho de Administração por meio do Comitê Executivo.

Possuímos também um Código de Ética e Conduta, por meio do qual estabelecemos quatro princípios básicos que guiam nossos processos: transparência, integridade, responsabilidade e excelência.

Disseminamos nossa cultura de Compliance por meio de treinamentos periódicos, acompanhamento próximo e definição de normativos internos.

Com essas iniciativas, buscamos fortalecer a integridade e sustentabilidade dos nossos negócios, contribuindo em frentes importantes, como a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, além do combate à corrupção.

Canal de denúncias

Oferecemos um canal de denúncias para que funcionários, colaboradores, clientes, usuários, parceiros ou fornecedores possam reportar, sem a necessidade de se identificarem, situações relacionadas às atividades do BOCOM BBM que envolvam qualquer indício de violação das leis ou diretrizes estabelecidas em nosso Código de Ética e Conduta.

Como decidimos

Governança corporativa

Nossa estrutura de governança é composta pela Assembleia de Acionistas, o Conselho de Administração, o Comitê Executivo e 15 comitês especializados, incluindo o Comitê de Mulheres | Women Engagement (WE).

As decisões tomadas por esses órgãos buscam refletir o compromisso com nossos valores: transparência, agilidade, eficácia e segurança. Além disso, as diretrizes do Banco BOCOM BBM são constantemente atualizadas para que estejam de acordo com as melhores práticas do mercado.

Nossas pessoas

Crescimento profissional

No BOCOM BBM, a valorização dos nossos colaboradores é um pilar fundamental da nossa cultura. Trabalhamos continuamente na identificação de profissionais de alto potencial e procuramos dar suporte ao pleno desenvolvimento de suas habilidades por meio do convívio com um time altamente qualificado e pronto a contribuir.

Investimos consistentemente no crescimento profissional de nossos colaboradores, criando oportunidades para que alcancem seu pleno potencial.

Atualmente, cerca de 80% dos cargos de direção e 70% dos cargos de gerência são ocupados por pessoas que iniciaram suas carreiras no BOCOM BBM, demonstrando nosso compromisso com o desenvolvimento dos colaboradores.

Atuamos para oferecer um ambiente transparente, dinâmico e meritocrático. Assim, asseguramos que todos possam construir uma jornada de evolução profissional consistente e alinhada aos objetivos da empresa.

Nossos gestores acompanham o desenvolvimento de cada um dos profissionais do Banco. Contamos ainda com um sistema de remuneração variável semestral, baseado em avaliações que combinam entregas individuais e coletivas. Dessa forma, alinhamos as conquistas de cada profissional com os resultados de longo prazo.

Trabalhamos para oferecer um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e seguro, com oportunidades para todos. Nossas ações são sempre conduzidas seguindo o Código de Ética e Conduta, que assegura a justiça e transparência dentro do Banco.

Atração e retenção de talentos

Parte da nossa estratégia de atração de talentos se dá pela parceria com centros de ensino e pesquisa, por meio da oferta de bolsas de monitoria, graduação, programas de pós-graduação e mestrado nas melhores universidades do país.

Acreditamos que é fundamental investir continuamente na formação dos nossos funcionários e em novos talentos para contarmos com equipes cada vez mais qualificadas e preparadas para os desafios que se apresentam no mercado.

Outra iniciativa nessa frente é o patrocínio a congressos, feiras, maratonas e hackathons. Dessa forma, contribuímos para aproximar os estudantes dos profissionais, promovendo um importante elo entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho.