Nossa atuação é baseada na gestão qualificada na originação, estruturação de ativos e identificação de fontes de recursos. Por meio dessa estratégia e de nosso profundo conhecimento dos mercados brasileiro e global, buscamos obter condições financeiras favoráveis em termos de custo e prazo de financiamento em todas as nossas operações.
Nossa equipe de Captação é responsável pela oferta e negociação de títulos de renda fixa e operações bilaterais junto a clientes institucionais, como bancos, assets, plataformas de investimentos e seguradoras. Essa estrutura reforça ainda mais a integridade e segurança de nossos processos financeiros, tanto no Brasil quanto no exterior.
No mercado local, atuamos principalmente com instrumentos como LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LF (Letra Financeira). No mercado internacional, temos expandido nossa rede de relacionamento com bancos de diversos mercados como Ásia, Oriente Médio, América do Norte, Europa, entre outros.
A credibilidade e solidez de nossa gestão são atestadas pelas maiores agências de rating do mundo. Em 2024, a Moody’s elevou o rating global (moeda local e estrangeira) do BOCOM BBM, de Ba1 para Baa3. Com essa atualização, o Banco alcançou a classificação de grau de investimento internacional.
Na escala nacional, a Moody’s nos concedeu o rating AAA.br, a melhor nota de crédito nessa categoria. A Fitch também reafirmou sua avaliação em 2024, classificando o BOCOM BBM com o rating AAA(bra), o mais alto nível em escala local.
Tipo de Investidor
Distribuição por Produto
Tipo de Investidor
Distribuição por Produto
A gestão de riscos é um pilar fundamental para construirmos negócios sustentáveis e assegurarmos o bom desempenho do Banco no longo prazo. Por isso, adotamos os mais altos padrões de governança e buscamos o aprimoramento contínuo dos nossos processos, colocando o BOCOM BBM na fronteira da indústria financeira do país.
Ao longo das últimas décadas, desenvolvemos uma série de melhorias em nossos modelos proprietários e aplicamos metodologias de gestão de risco adequadas ao ambiente de negócios no Brasil, priorizando sempre a transparência e a segurança.
A partir dessas iniciativas, criamos condições para oferecer crédito de maneira segura e responsável. Além disso, realizamos uma gestão de liquidez adaptada, transparente e eficiente, agregando valor aos nossos negócios.
Conheça a seguir mais detalhes sobre nosso modelo de gestão de riscos.
Risco de crédito
Risco de mercado
Risco de Segurança da Informação
Risco de liquidez
Risco País
Risco operacional
Risco Reputacional
Risco de crédito
Possibilidade de perdas associadas ao não cumprimento das obrigações financeiras nos prazos e condições contratuais por parte do tomador.
Contamos com uma estrutura de gerenciamento de risco de crédito formada por sete agentes.
Confira-os em detalhes:
Define os limites de crédito dos grupos econômicos, além de acompanhar e avaliar a carteira e os níveis de concentração e de risco. É responsável pela execução de políticas de crédito regentes e pela definição de prazos para a resolução de problemas derivados de operações de crédito em atraso e deterioração de garantia (pode determinar, por exemplo, quando se inicia uma ação de cobrança judicial).
É responsável por acompanhar e aprovar, no mínimo uma vez ao ano, políticas e limites de risco.
Tem o compromisso de acompanhar o risco de crédito das operações, de acordo com as regras e metas do Banco. Suas atribuições incluem monitorar, identificar, mensurar, controlar e reportar o risco de crédito das operações e assegurar que os limites determinados pelo Banco sejam cumpridos. A área, subordinada ao diretor de Risco, é responsável ainda por analisar as informações de risco individual de cada operação, o consolidado da carteira e produzir relatórios que são utilizados nas resoluções do Comitê de Crédito.
É responsável pela avaliação do risco de crédito de grupos econômicos com os quais o Banco mantém ou considera manter relações de crédito.
Estima e determina todos os contratos consolidados entre o Banco e seus clientes. Também é responsável por analisar e coordenar medidas e ações para a recuperação de crédito ou proteção de direitos judiciais.
Analisa as operações de crédito em duas frentes: se preenchem os requisitos estipulados na Proposta de Limite de Crédito (PLC) e se a constituição das garantias está correta. Também é encarregada de emitir os contratos estipulados entre o Banco e seus clientes.
Avalia e monitora permanentemente as unidades de negócios e processos de concessão de crédito do Banco, certificando-se de que estão de acordo com nossas políticas internas de governança e gestão de riscos.
Risco de mercado
Possibilidade de a carteira, instrumento ou investimento perder valor de mercado. Isso pode acontecer em virtude de variações de preços e mudanças nas taxas de juros ou no câmbio, devido a fatores como elevação dos índices de inflação e flutuações no preço de ações e commodities.
Contamos com uma equipe e ferramentas especializadas, que nos ajudam a identificar, medir e monitorar os riscos que assumimos nesse segmento. A unidade reporta ao diretor de Risco e compartilha suas análises com os Comitês de Risco e Executivo. Nossa estrutura é formada por:
Realiza reuniões trimestrais, verifica e revisita nossas políticas de risco, determinando limites operacionais de gerenciamento de riscos que são aprovados pelo Conselho de Administração.
Realiza o cálculo e gerenciamento das métricas de risco.
Entre outras atribuições, é responsável por estabelecer modelos e fontes de preço para a marcação a mercado dos produtos operados, independentemente das áreas de gestão.
Verifica se nossas políticas de gerenciamento de risco de mercado são consistentes e adequadas aos procedimentos.
Risco de Segurança da Informação
O risco de segurança da informação é o potencial dano decorrente do acesso, uso, divulgação, interrupção, modificação ou destruição não autorizados de informações digitais. Esse risco pode se originar de várias fontes, incluindo ameaças cibernéticas, violações de dados, malware e outros incidentes de segurança que comprometem a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.
A nossa estratégia de mitigação é baseada em três pilares:
O BOCOM BBM mantém uma Política de Segurança da Informação em linha com a Resolução 4.893, de 26 de abril de 2018, do Conselho Monetário Nacional (CMN), contemplando, entre outros aspectos:
• A confidencialidade, a integridade, a segurança e a disponibilidade dos dados e dos sistemas de informação utilizados pelo Banco.
• O registro, a análise da causa e a avaliação do impacto de eventos relacionados com a segurança da informação do BOCOM BBM, bem como o controle dos incidentes relevantes para as atividades da instituição.
O Banco constantemente investe em novas tecnologias que procuram prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade a ataques cibernéticos, além de implementar controles específicos, incluindo aqueles voltados à rastreabilidade da informação, que buscam garantir a segurança de informações sensíveis e o monitoramento dos nossos dados.
A área de Segurança da Informação é responsável pelo direcionamento, acompanhamento e monitoramento das ações de proteção da informação em todos os seus níveis, interagindo com as áreas responsáveis para garantir o cumprimento de todas as determinações, inclusive atuando em conjunto com a área de tecnologia para promover melhorias nos controles, processos e tecnologias implementadas.
Além disso, como parte da estratégia, o Banco investe em treinamentos de suas equipes de Segurança e procura promover a conscientização de todos os funcionários e partes relacionadas.
Risco de liquidez
Possibilidade de descasamento de prazo, indexador, moeda e valor entre pagamentos e recebimentos possíveis. Ou seja, é o risco de uma entidade não cumprir com as obrigações financeiras acordadas, esperadas ou inesperadas, sem deixar que isso atinja as operações diárias e sem resultar em perdas significativas.
Em acordo com as diretrizes predefinidas pelo Comitê de Risco e aprovadas pelo Conselho de Administração, a estratégia de gestão de risco é orientada por nossas metas de liquidez, garantindo recursos para honrar todos os nossos passivos e compromissos a qualquer momento.
O objetivo é assegurar que, mesmo em ocasiões adversas, sempre haja caixa livre para seguirmos com nossas operações.
A partir de cálculos realizados para antecipar uma possível situação futura, nossa equipe analisa informações de gerenciamento de risco de liquidez. Dessa forma, todas as ações realizadas pela área são planejadas com base em projeções do fluxo de caixa em panoramas esperados e situações de estresse financeiro.
Também acompanhamos o risco implícito de cada cliente, a necessidade de injetar recursos novos para o cumprimento de passivos, perdas operacionais, ajustes de derivativos e outras obrigações existentes.
A área de Risco de Liquidez responde ao diretor de Risco e possui a obrigação de assegurar que todas as ações estejam alinhadas com os limites operacionais preestabelecidos. Além disso, é responsável por distribuir internamente relatórios para colaborar com as tomadas de decisão.
Nesse ciclo, a Auditoria Interna tem três focos: garantir a conformidade dos procedimentos, a consistência entre políticas e a estrutura definida.
Risco País
O risco país se refere a eventos e mudanças econômicas, políticas e sociais em determinado país ou região que levem à incapacidade ou recusa dos devedores a pagarem suas dívidas ou que cause perdas aos seus credores. Em seu escopo, estão incluídos o risco soberano, risco de transferência, risco de contágio, risco cambial, risco macroeconômico, risco político e risco país indireto.
O BOCOM BBM identifica, mede, monitora e controla efetivamente o risco país e formula procedimentos com base em seus objetivos estratégicos, exposição ao risco e complexidade do negócio.
Risco operacional
É a possibilidade da ocorrência de perdas resultantes de eventos externos ou de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas ou sistemas.
A definição inclui o risco legal associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados pela instituição, às sanções em razão de descumprimento de dispositivos legais e às indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas pela instituição.
A “Política de Gerenciamento de Risco Operacional” é um documento acessível a todos os colaboradores do Banco que formaliza a metodologia, os processos, os papéis e as responsabilidades nos procedimentos de registro documental e armazenamento de informações utilizadas para a gestão de risco operacional.
A área, que é separada da Auditoria Interna e responde ao diretor de Risco e Controles Internos, trabalha para garantir a transparência das atividades de gerenciamento do Banco, agindo de acordo com as melhores práticas do mercado e atendendo à regulamentação vigente.
Risco Reputacional
O risco reputacional refere-se ao risco decorrente de eventos internos ou externos que possam manchar ou prejudicar a reputação do BOCOM BBM com: (I) a mídia; (II) nossos clientes; (III) nossos funcionários; e (IV) o público (coletivamente denominados “partes interessadas”).
Nosso gerenciamento de risco reputacional inclui um mecanismo de classificação que nos ajuda a avaliar eventos de risco reputacional, considerando diversos fatores, como sua natureza, gravidade, disseminação, velocidade, impacto e tendência de desenvolvimento, e nos permite elaborar planos de resposta correspondentes. Também estabelecemos um mecanismo de reporte de eventos de risco reputacional que inclui linhas de reporte e prazos, que podem variar dependendo do grau do evento.
Adicionalmente, para identificar e prevenir potenciais ameaças à reputação da instituição, o BOCOM BBM emprega diversos controles e procedimentos, tais como:
– Rotinas de monitoramento para garantir que as publicações e mídias relacionadas ao BOCOM BBM sejam devidamente identificadas e tratadas.
– Diligência das partes com as quais o BOCOM BBM mantém relacionamento (por exemplo: clientes, parceiros, funcionários, fornecedores e prestadores de serviços), conforme descrito em nossa Política e em nossos procedimentos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro.
– Medidas e controles baseados em requisitos regulatórios e melhores práticas de mercado para garantir a segurança das informações e a continuidade dos negócios.
– Manutenção de Ouvidoria e Canais de Denúncia para garantir o devido atendimento às reclamações de usuários e denunciantes.
– Rotina de monitoramento para identificar a emissão de regulamentações que possam impactar os negócios e processos do BOCOM BBM.
– Monitoramento e acompanhamento contínuo dos eventos de risco operacional reportados pelas áreas do BOCOM BBM.
A área de Compliance atua para assegurar que todos os colaboradores e administradores do BOCOM BBM exerçam suas atividades de acordo com os mais altos padrões de integridade e conduta responsável, em conformidade com nossas políticas internas e com as leis e regulamentações vigentes.
Nossa estrutura conta com um Comitê de Compliance, que se reporta ao Conselho de Administração por meio do Comitê Executivo.
Possuímos também um Código de Ética e Conduta, por meio do qual estabelecemos quatro princípios básicos que guiam nossos processos: transparência, integridade, responsabilidade e excelência.
Disseminamos nossa cultura de Compliance por meio de treinamentos periódicos, acompanhamento próximo e definição de normativos internos.
Com essas iniciativas, buscamos fortalecer a integridade e sustentabilidade dos nossos negócios, contribuindo em frentes importantes, como a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, além do combate à corrupção.
Oferecemos um canal de denúncias para que funcionários, colaboradores, clientes, usuários, parceiros ou fornecedores possam reportar, sem a necessidade de se identificarem, situações relacionadas às atividades do BOCOM BBM que envolvam qualquer indício de violação das leis ou diretrizes estabelecidas em nosso Código de Ética e Conduta.
Nossa estrutura de governança é composta pela Assembleia de Acionistas, o Conselho de Administração, o Comitê Executivo e 15 comitês especializados, incluindo o Comitê de Mulheres | Women Engagement (WE).
As decisões tomadas por esses órgãos buscam refletir o compromisso com nossos valores: transparência, agilidade, eficácia e segurança. Além disso, as diretrizes do Banco BOCOM BBM são constantemente atualizadas para que estejam de acordo com as melhores práticas do mercado.
Investimos consistentemente no crescimento profissional de nossos colaboradores, criando oportunidades para que alcancem seu pleno potencial.
Atualmente, cerca de 80% dos cargos de direção e 70% dos cargos de gerência são ocupados por pessoas que iniciaram suas carreiras no BOCOM BBM, demonstrando nosso compromisso com o desenvolvimento dos colaboradores.
Atuamos para oferecer um ambiente transparente, dinâmico e meritocrático. Assim, asseguramos que todos possam construir uma jornada de evolução profissional consistente e alinhada aos objetivos da empresa.
Nossos gestores acompanham o desenvolvimento de cada um dos profissionais do Banco. Contamos ainda com um sistema de remuneração variável semestral, baseado em avaliações que combinam entregas individuais e coletivas. Dessa forma, alinhamos as conquistas de cada profissional com os resultados de longo prazo.
Trabalhamos para oferecer um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e seguro, com oportunidades para todos. Nossas ações são sempre conduzidas seguindo o Código de Ética e Conduta, que assegura a justiça e transparência dentro do Banco.
Parte da nossa estratégia de atração de talentos se dá pela parceria com centros de ensino e pesquisa, por meio da oferta de bolsas de monitoria, graduação, programas de pós-graduação e mestrado nas melhores universidades do país.
Acreditamos que é fundamental investir continuamente na formação dos nossos funcionários e em novos talentos para contarmos com equipes cada vez mais qualificadas e preparadas para os desafios que se apresentam no mercado.
Outra iniciativa nessa frente é o patrocínio a congressos, feiras, maratonas e hackathons. Dessa forma, contribuímos para aproximar os estudantes dos profissionais, promovendo um importante elo entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho.